quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bolinho/hamburguinho de peixe

Sabe a receita de almôndegas da Lu, ali embaixo? Use um pacote, ou meio, de pescada - aqueles pacotes de peixe branco congelado que sempre viram paçoca quando a gente vai fazer qualquer coisa. Use o liquidificador para triturá-los com muitas ervinhas, um ovo, um tanto de farelo de aveia (veja a precisão científica da coisa) e faça bolinhos achatados, tipo hamburguer. Dá pra passar no farelo pra ficar como empanados. Mas em vez de fazer um molho de tomates, coloque no forno. Fica bom demais. Mas só use esses peixes bem branquinhos e leves: tentei fazer bolinho de bacalhau e foi um desastre. Queimei o motor do liquidificador, tive que usar mais ovos pra dar liga, uma confusão (bem, ficou feio, esquisito, mas comi mesmo assim).


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sobremesa rápida

Tudo rápido porque eu tenho mais o que fazer do que ficar com a (ex) barriga no fogão, tipo ficar com a barriga no tanque.


1 pacote de gelatina diet (fiz com sabor morango)
1 copo de iogurte desnatado
Prepare a gelatina normalmente no lugar da água fria você bota o iogurte. Geladeira até virar gelatina. Virou gelatina, bata 2 clara em neve, misture e bata tudo no liquidificador. Geladeira de novo até virar gelatina de novo. 
Fica delícia.

2 receitinhas rápidas

Seguem 2 receitinhas que fiz esse final de semana:

Almondegas Dukan.

No livro da Dieta Dukan recomenda-se utilizar carne moída com baixo teor de gordura, como é meio difícil encontrar, pelo menos aqui na roça,  comprei uma peça de carne magra (usei colchão mole) e triturei no processador.
1 kg de carne moída
1 cebola ralada
4 colheres de sopa de farelo de aveia
1 ovo
Salsinha
Cebolinha
Sal e temperinhos ao gosto do freguês
5 tomates

Misturei tudo com a mão e fiz umas bolonas de almondegas (dá um montão).

Passei os 5 tomates no processador e levei na panela para apurar.
Deixei no fogo alto por 10 minutos, depois coloquei as almondegas para cozinhar no molho enquanto apurava. Bota um pouco de sal e manjericão qse no final.

Por nada não, mas hoje (fiz ontem) tem só 3 bolonas pra contar a história. Essa almondega é pra fase PV, por causa do molho, mas você pode comê-la tipo hamburguer na fase PP


E hoje fiz Lagarto à Escabeche para o almoço.

1 peça de mais ou menos meio quilo de lagarto ou pode ser o lombo paulista.
Vinagre de maçã
Limão
Salsinha
Cebolinha
Cebola
Tomate
Pimentão (verde, vermelho, amarelo)
Alecrim

Eu cozinho o lagarto na panela de pressão com metade vinagre e completo com água, sal, alecrim, louro. (a casa fica com cheiro de vinagre, se você não curte cozinhe na cerveja, 1 lata, morro de dó, hahaha)
Enquanto cozinha a carne, preparo o vinagrete, ralo a cebola, pico a salsinha, cebolinha, tomate, pimentões, bem picadinhos, misturo tudo e tempero com o suco de 1 limão (se for o siciliano fica melhor ainda), vinagre de maça, sal e temperinhos cafajestes daqueles prontos para salada e tal. Como é receita pra dieta não vai aquele azeite todo, mas botei 1 colher de sopa pra dar uma lubrificada. Depois da carne cozida, fatio bem fino, boto no vinagrete pronto e geladeira. Receita também para a fase PV, se quiser usar na PP, coma só a carne.

Tô no aguardo das receitas de doces. Alguém já se aventurou?


*Receitas que testarei essa semana: Steak Tartare e Calderada de frutos do mar, tudo adaptando pro Tio Dukan


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O meu pão - erros e acertos

Já o pão que faço não é quase individual, como o da Verô. Peguei a receita do blog Pré-aquecido (que é excelente, vale a visita), mas faço com apenas dois ovos, ou 3 claras e uma gema - tenho implicância com muito ovo. Acho também que vai muito leite em pó desnatado - meia lata! E por isso ainda estou experimentando quantidades menores. Da última vez, tinha só 10 colheres de leite em pó e acabei misturando leite desnatado líquido. Fuén, embatumou. Também teve o dia em que errei a quantidade de fermento pra mais e em vez de cheirinho de pão, ficou aquele cheiro de fermento. Mas deu para comer. Rende, a receita original, um pão achatadinho que pode ser dividido em fatias por, pelo menos, três dias. Como o café-da-manhã é minha refeição favorita, como pelo menos três fatias finas com creme de ricota ou cottage, café e queijo ou peito de peru. Hmmmm me deu vontade.

6 colheres de sopa de farelo de aveia
3 colheres de sopa de farelo de trigo
15 colheres de sopa de leite em pó desnatado
6 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
3 ovos
15 g de fermento em pó
Preparo:
Ligue o forno a 180°C (médio)
Bater os ovos e misturar o iogurte, o fermento e o leite em pó, até obter uma massa bem lisa.
Acrescentar os farelos de aveia e trigo e misturar novamente.
Colocar em uma forma, coberta de papel manteiga e pôr no forno por 25 minutos.

O que mudou na minha vida depois que comecei a Dukan

os primeiros dias foram difíceis. eu suspirava por uma batata. eu suspirava por um prato de arroz bem temperadinho, mas opa, não morri. aos poucos, a fome foi desaparecendo e o controle da minha saciedade foi voltando, agora eu consigo perceber quando estou saciada.
o que eu como agora:
geralmente, no café da manhã, eu como o pão dukan e tomo 1 caneca de café com leite, passo requeijão zero no pão ou coloco ricota temperada com salsinha. de vez em quando, faço o pão doce, mas o prefiro salgado.
almoço proteínas puras na maior parte dos dias, vario entre peixe, frango e boi, faço molhinhos espertos. quando não tô com preguiça invento lasanha de vegetais, almôndegas, hamburgueres (com os quais faço x-salada com o pão da dieta). tomo café da tarde religiosamente com minhas meninas e geralmente é a metade do pão que guardei do café e outra canecona de café com leite.
fico tão saciada que às vezes nem janto. noutras, como alguma proteína com verdura.
o meu consumo de água aumentou drasticamente. antes, eu bebia uns 3 copos por dia, hoje consumo por volta de 3, 4 litros.
eu pensei que morreria sem batata e molhos gordurosos, mas me sinto umas 10 vezes melhor e 6 quilos mais magra até aqui.

A minha receita do pão dukan:

1 ovo
1 c.s. de iogurte desnatado
1 e 1/2 c.s. de farelo de aveia
1 c.s. de farelo de trigo
1 c.s. de linhaça
1 pitada de sal (quando quero doce coloco adoçante e canela)
1 c. chá de fermento químico.

bato a clara ligeiramente, furo a gema e a passo pela peneira. misturo tudo com os outros ingredientes e levo ao micro-ondas em potência alta por 2 minutos e meio.

dá um pão alto, divido em duas partes, como uma no café da manhã, outra no café da tarde.

e assim vou vivendo, pela primeira vez em muito tempo, sem arrependimentos alimentares.

Dukan

Estou aqui pra postar a receita de torta Dukan que fiz ontem e ficou ótima, mas antes quero falar umas coisinhas sobre a dieta:
Eu tenho postado meus resultados no facebook e no twitter, o que leva um mar de gente querer fazer a dieta ( 77kg em 13/12 -> 65,7kg em 16/2). Foram embora quase 12 kilos em 2 meses. Excelente né? É, mas a dieta é super restritiva, não é para amadores ;). Antes de começar fiz exames clínicos de praxe, hemograma, glicemia, acabei de sair de uma gestação e amamentação e queria saber se tava tudo em ordem, etc. Comprei o livro (que em português se cama Eu não consigo emagrecer - Pierre Dukan) pra entender o mecanismo da coisa, me inscrevi no site e fui atrás do máximo de informações na internet. Depois do ok do endocrinologista, da nutricionista e de ter o livro em mãos, comecei a dieta. Se você já teve ou tem algum problema de saúde, não faça nada antes do aval do seu médico.

Bom, vamos à receita:

250 ml de leite desnatado
2 ovos
1 xícara de farinha ou farelo de trigo integral
1 xícara de farelo de aveia
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal
Bater o leite com os ovos no liquidificador e depois ir acrescentando a farinha, a aveia e por último o fermento e sal.

O recheio fiz de peito de frango desfiado (meio kg), tomate, cebola. Mas pode ser quaquel outro.
Na massa pode acrescentar 100 gr de cottage ou queijo equivalente (não coloquei porque não tinha em casa)
Ei-la:

Tô gata, tô gostosa, Tô dietética

não misture lé com cré

eu gostaria de ser esse tipo de pessoa que come todo e qualquer grupo de alimento equilibradamente e emagrece.
eu gostaria de ser esse tipo de pessoa que não precisa abrir mão de um grupo alimentar para emagrecer.
eu gostaria de ser esse tipo de que come de tudo um pouco e não engorda.
mas eu não sou assim.
eu nunca fui assim.

de uns tempos para cá, notei que sempre que comia algum carboidrato, fosse ele integral ou não, morria de azia, inchava e suava demais, além desses sintomas, minha fome nunca era saciada e eu tinha episódios de compulsão alimentar. eu tenho alguns problemas de saúde que me levam a fazer exames constantes, conversando com meu médico, ele pediu que eu fizesse um teste de intolerância à glicose e, bingo, eu tenho essa tal de intolerância ai, então, os sintomas que eu sinto toda vez que como a deliciosa macarronada da minha mãe foram explicados. 

eu já tentei todo tipo de dieta, todo tipo mesmo, mas sempre descambava para episódios de compulsão. no ano retrasado, eu fiz dieta Atkins por 1 mês e perdi 10 quilos sem maiores sacrifícios, foi a maior perda de peso que experimente depois dos meus 18 anos. eu larguei a dieta por pura preguiça de cozinhar, morava perto da minha mãe e da minha avó, dava aulas boa parte do dia e cedi à conveniência de me alimentar de forma errada.

o que eu chamo de errado é aquilo que meu organismo reconhece como tal. o que é certo para a maioria das pessoas, não é o certo para mim. o que eu tenho que fazer é aceitar isso.

a dieta de Pierre Dukan, diferente da Atkins, corta além dos carboidratos, a gordura. isso é um ponto alto desse programa, principalmente para quem tem esteatose hepática como eu, estou seguindo esse programa há um mês e, nesse período, não tive nenhum episódio de azia e o meu inchaço diminuiu consideravelmente, assim como a fome e o desejo descontrolado de comer. hoje, como para alimentar meu corpo, não para saciar meus devaneios glutônicos.

como sempre, acho que cada um sabe de si. eu sei de mim e sei também que o que as pessoas chamam de dieta, eu chamo de jeito de viver a vida. eu escolhi esse para ficar de bem com meu corpo.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mudando o rumo da conversa

Este era pra ser um blog pra contar pontinhos mas muita gente que faz parte dele mudou de dieta recentemente - estamos fazendo a dieta Dukan, que em resumo é de zero carboidrato e zero gordura. Mais informações nesta boa matéria da Boa Forma e no site oficial onde dá pra calcular seu peso ideal etc. Um conselho: lendo tudo isso, se quiser começar a dieta, compre o livro. É fundamental pra entender seu funcionamento. Os resultados? Em três semanas emagreci 6 quilos. Mas é uma dieta de longo prazo, com fortes exigências na manutenção. Então vamos lá? Receitinhas.

Almoço de domingo: salmão com molho de camarões

Salmão
Um filezão de salmão que dê para a família e caiba na sua maior fôrma
Papel alumínio
1 limão
sal
pimenta em grãos moída na hora
ervas frescas: alecrim e orégano, de preferência

Embale o salmão todo no papel alumínio, jogue a mistura com os demais ingredientes e feche-o como num envelope, bem lacrado. Depois de meia hora abra e deixe dar uma tostadinha. Voilá! Peixe perfeito, sem um grama de gordura além da dele, que é ômega 3 pura e pode.


Molho de camarões
1 pacote de camarões congelados, se não tiver frescos, dos pequenos
2 latas de tomates pelados
manjericão
sal
alho poró

Numa frigideira de teflon, toste o alho poró cortado em fatias, sem adicionar nada de gordura - NEM UM FIOZINHO de azeite, hein? Vá mexendo, inclua os camarões já descongelados, toste rapidamente pra não ficarem emborrachados, com pitadas de sal. Em outra panela, deixe as duas latas de tomates pelados cozinhar por um tempo, desmanchando-os com uma colher, mexendo bastante. Inclua o manjericão e o sal. Quando o molho estiver bem consistente, desligue o fogo e passe-o numa peneira. Devolva à panela e inclua os camarões. Sirva o salmão com o molho por cima.

Ah, eu sei que são duas receitas bem sem-vergonha, mas ficou tão bom. É pra animar, mesmo. 
Só não sobrou nada pras fotos.