quarta-feira, 21 de setembro de 2011

sopa gostosa, sopa delícia

essa receita é de vó. 
eu pego alho, amasso bem amassadinho, frito com um tantico de cebola em outro tantico de azeite, aí eu misturo um punhado de aveia, dá uns 100 gramas, 2 cenouras raladas, temperinhos (eu uso um pouco de açafrão porque eu li que é ótimo para fígados em falência, como é o meu), pimenta do reino e sal, cubro com aguá fervente (o tanto depende do tamanho da panela e da cremosidade que eu quero pra sopa), espero cozinhar e finalizo com salsa e cebolinha, um fiozinho de azeite e pronto. delícia.
há quem coloque frango desfiado. também fica bom, mas deve ser colocado ali no começo, quando fritamos alho e cebola. e há quem coloque outros legumes, como abobrinha, batata. fica bom também.
pelas minhas contas.
essa receita rende um total de 6 pontos e dá duas porções.
e enche a pança por conta das fibras da aveia.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

carry on and conjure a patronus charm

parece que a coisa tá engrenando do lado de cá. em uma semana e meia perdi 1,5kg, reduzi as porções, tenho comido menos besteira e sendo um pouco mais ativa. 
continuo contando pontos, marcando o que como, mas sem muita neurose ou paranoia (aliás, eu tenho uma coleção e tanto de paranoias, não preciso investir massivamente em mais uma), e também não estou me pesando neuroticamente.
como diria Sir Paul McCartney: let it be. ou aquela música do Kansas que eu amo: carry on my wayward son, there'll be peace when you be done.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

well...

depois de um longo e tenebroso inverno de muita comilança, pouca comilança, depressão e um tanto de engorda, voltei a emagrecer. e voltei também à sessões com a psicóloga. 
eu continuo por aqui, tentando e comemorando a cada vez que consigo, eu não sei se o meu desinteresse por comida hoje é falta de fome ou ansiedade ou tristeza. então, achei melhor acompanhar esse processo com a médica. andei pensando em soluções radicais, em cirurgia redutora, em anfetaminas, mas não sei se é realmente isso que eu quero.
pelo sim e pelo não, voltei firme com os pontinhos.
baixei dois aplicativos para o celular que me ajudam a monitorar tudo: o my fitness pal e o diet assistant. ambos são bons. tem também o libra, mas tenho usado mais os dois primeiros.
é isso. 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Rapidinha

Fiz uma sopinha bem gostosa ontem. Cozinhei abóbora japonesa em água, com casca e tudo, bem lavadinha. Depois bati no liquidificador e juntei num peito de frango desfiado, com molho de tomate (caseiro), cebolha, alho poró, sal, alho e pimenta calabresa, que sobrou de uma torta que fiz pro almoço.

Deixei ferver um tempinho no fogo baixo, corrigi o sal, e foi o meu jantar (e da Rê também). Guardei no congelador mais duas porções. A cada dia gosto mais e mais de sopa à noite. É leve, satisfaz a fome, posso variar os sabores. Já fiz de legumes variados com resto de carne cozida, de lentilha, de inhame, de abóbora com alho poró (igual à de ontem, só que sem frango).

E essa coisa de buscar coisas gostosas pra comer é bem novo pra mim. Acho que estou aprendendo que esta reeducação alimentar que tô fazendo é para a vida. Quem sabe desta vez vai?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Voltei

Meninas, depois de algumas semanas off tô aqui. A boa notícia do período é que me sinto mais magra (ou menos inchada, como queiram) e que não parei a atividade física diária. A notícia ruim é que ainda tenho muita dificuldade em contar pontos, embora tenha lido muito a respeito.

Nesse tempo em que estive fora muita coisa aconteceu, muitas decisões foram tomadas e, entre elas, uma que afeta minha dieta: aumentar consideravelmente o consumo de proteínas. Sim, preciso loucamente delas e descobri que os carboidratos acabam comigo, me dão dor de cabeça e um inchaço anormal. Descobri também que os doces, esses que eu amo tanto, também são parte da causa das minhas dores de cabeça (sem contar o fatos estress). Vou iniciar um método de tratamento que, se der certo, conto a vocês e repasso.

Seeya

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Prova de fogo

Esta semana foi típica daquelas em que me descontrolo totalmente na alimentação (que vai para mais) e na atividade física (que vai para menos, quase nada). Despachei ontem pruma viagem de intercâmbio por 5 meses minha filhota mais nova, e a semana foi intensa na correria dos ultimos preparativos e nas emoções conflitantes que vivi.

Assim, foi um teste e tanto pra meus propósitos de mudança e acho que tô me saindo bem. Perdi mais 1/2 quilo, as escapadas foram poucas, consegui fazer esteira 3 vezes desde segunda, fui ao pilates.

Continuo meu caminho, devagar, devagarinho...mas já me vejo mais bonita na festa de formatura de minha filha em dezembro. E gosto disso.