domingo, 26 de fevereiro de 2012

2 receitinhas rápidas

Seguem 2 receitinhas que fiz esse final de semana:

Almondegas Dukan.

No livro da Dieta Dukan recomenda-se utilizar carne moída com baixo teor de gordura, como é meio difícil encontrar, pelo menos aqui na roça,  comprei uma peça de carne magra (usei colchão mole) e triturei no processador.
1 kg de carne moída
1 cebola ralada
4 colheres de sopa de farelo de aveia
1 ovo
Salsinha
Cebolinha
Sal e temperinhos ao gosto do freguês
5 tomates

Misturei tudo com a mão e fiz umas bolonas de almondegas (dá um montão).

Passei os 5 tomates no processador e levei na panela para apurar.
Deixei no fogo alto por 10 minutos, depois coloquei as almondegas para cozinhar no molho enquanto apurava. Bota um pouco de sal e manjericão qse no final.

Por nada não, mas hoje (fiz ontem) tem só 3 bolonas pra contar a história. Essa almondega é pra fase PV, por causa do molho, mas você pode comê-la tipo hamburguer na fase PP


E hoje fiz Lagarto à Escabeche para o almoço.

1 peça de mais ou menos meio quilo de lagarto ou pode ser o lombo paulista.
Vinagre de maçã
Limão
Salsinha
Cebolinha
Cebola
Tomate
Pimentão (verde, vermelho, amarelo)
Alecrim

Eu cozinho o lagarto na panela de pressão com metade vinagre e completo com água, sal, alecrim, louro. (a casa fica com cheiro de vinagre, se você não curte cozinhe na cerveja, 1 lata, morro de dó, hahaha)
Enquanto cozinha a carne, preparo o vinagrete, ralo a cebola, pico a salsinha, cebolinha, tomate, pimentões, bem picadinhos, misturo tudo e tempero com o suco de 1 limão (se for o siciliano fica melhor ainda), vinagre de maça, sal e temperinhos cafajestes daqueles prontos para salada e tal. Como é receita pra dieta não vai aquele azeite todo, mas botei 1 colher de sopa pra dar uma lubrificada. Depois da carne cozida, fatio bem fino, boto no vinagrete pronto e geladeira. Receita também para a fase PV, se quiser usar na PP, coma só a carne.

Tô no aguardo das receitas de doces. Alguém já se aventurou?


*Receitas que testarei essa semana: Steak Tartare e Calderada de frutos do mar, tudo adaptando pro Tio Dukan


Nenhum comentário:

Postar um comentário