terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ansiosa? como assim?


(inspirado no comentário da Tina ao post "fail" da Renata)

Nó! (mineiro que é mineiro abrevia tudo, vocês já devem saber...) e como sou ansiosa! eu me senti mal ao perceber no fim de semana que queria estar livre pra comer o que quisesse. Deu uma sensação de incompetência, de não dar conta de me controlar, misturada com uma peninha de mim mesma por ter que me privar. Nesse cenário, independente do fato de enfiar ou não o pé na jaca, aparece a culpa, e tá pronto o cenário pra que eu volte a meu círculo vicioso eterno: alto nivel de exigência, dificuldade pra atingir o padrão que me imponho,
ansiedade, e... culpa.

Sei que pra mim a comida vem como presente pra aliviar isso tudo. E é o que venho fazendo ao longo de minha vida. Só que agora quero sair do piloto automático.


É um processo, portanto, de mudança. E nunca foi fácil e nem tá sendo agora. Faz parte disso procurar meios de mudar minha relação com a comida. Os pontinhos dos VP têm sido úteis. Acompanhar vocês também, cada uma com sua história, seu caminhar.

E falar disso com vocês também tem me ajudado muito.

Judith



3 comentários:

  1. Olha, blog das ansiosas seria bem perfeito. E, sejamos sinceras, toda mudança é complicada no início. Primeiro dia de pontos e já me perdi. E olha que só o que preciso é mudar a relação que tenho com a comida e manter o peso no limite saudável em que se encontra. Pq se eu bobear ele sai deste limite facinho. Sejamos fortes, sempre.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, não sei como funciona essa coisa de pontos. Mas pra quem malha tem um truque que ajuda muito: o Dia do Lixo. É o dia 'livre'. Você escolhe um dia na semana, domingo, por exemplo, pra sair da dieta. Claro que não é pra abusar, mas é um dia mais livre. Existem diversos benefícios (dá pra entender mais aqui: http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=212), mas o principal pra galera em geral é que fica mais fácil manter o regime. Não adianta você fazer duas, três semanas de dieta perfeitamente e depois perder a cabeça.

    Enfim, só palpitando. :)

    ResponderExcluir
  3. brigada. pra mim ajuda muito estar atenta à minha forma de lidar com a comida, nao agir por impulso, e nesse sentido, organizar a "transgressao", digamos assim é bem interessante. Com isso nao perco a cabeça, e me permito satisfazer uma vontade de comer uma bobagem como um doce, sorvete, etc. bjs

    ResponderExcluir