segunda-feira, 1 de agosto de 2011

É sopa!

Olá, pessoal, tudo bem?
Hoje estou me sentindo mais calma porque mamãe apresentou melhora, mas à tarde eu achei que ia enlouquecer e comi uma caixinha inteira de morangos. Poderia ter sido pior (pães de queijo ou biscoitos), mas deu um pesinho na consciência. Acho que agora vai dar pra segurar a barra mais fácil.
Agora à noite, preparei uma sopa que é bem legal, e parecida com a que mamãe fazia na minha infância, mas sem os carboidratos dela (batata, macarrão). As medidas são no olhômetro, colegas, e tudo em pedaços de tamanho a gosto. Recomendo picar a vagem em pedaços pequenos, pra cozinhar mais rápido.

1 pedaço de abóbora de pescoço (ou moranga, ou qualquer uma que você tiver à mão)
1 cebola
1 punhado de vagem
Meio repolho
Aproveitamento das folhas de um alho-poró (as folhas do meio, verdinhas e macias) picado bem fininho
1 pedaço de gengibre
1 potinho de caldo de legumes
1 pitada de colorau

Primeiro quero dizer que o caldo de potinho não é a melhor opção do mundo, mas é o que temos para hoje e é melhor que o de cubos (tem beeem menos sódio). Se tiver mais disposição, pode usar um caldo caseiro, bem bacana.
Refoguei num pingo de azeite a cebola, o gengibre e o alho-poró, acrescentei a vagem picadinha, refoguei mais um pouco. Coloquei o restante dos ingredientes, cobri com água e deixei cozinhar em fogo baixo até os legumes ficarem macios. Você pode bater no liquidificador, mas eu prefiro com pedaços. Pode também colocar cebolinha verde fatiada na hora de servir, fica bem fresco e dá mais sabor ainda. Se ainda sobrar disposição, pode acrescentar nos finalmentes uma ou duas folhas de couve rasgadas em pedaços pequenos; acrescenta mais fibras, vitamina A e aumenta a sensação de saciedade.
Essa sopa é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que pra diabéticas como eu, é o mais perto do paraíso que podemos chegar.
Força na peruca e vamos em frente!

4 comentários:

  1. Putz, tenho quase todos os ingredientes, vou tentar fazer amanhã.

    ResponderExcluir
  2. hm, olá mercado, amanhã tamos aí pra comprar alho-poró e repolho (que btw o menino ama, porque "faz soltar pum", vai vendo) e gengibre.

    ResponderExcluir
  3. Alho-poró e salsão são um saco pra comprar, vêm em montes e acaba perdendo na geladeira.

    ResponderExcluir
  4. Adrina, adorei a receita, amo sopa! Mas pra mim tem de ser sem a abóbora :-(

    Tina, quando eu compro alho-poró, faço logo uma batelada de sopa com ele e deixo congelada pras emergências...

    ResponderExcluir