terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Garota da Capa ou Uma Reflexão Contraditória

Por um tempo, voltei a assistir o Fantástico depois de anos e anos sem aquela musiquinha de final de domingo, tão deprimente, só pra ver o quadro Medida Certa que, como todo mundo sabe, acompanhou a reeducação alimentar e física do Zeca Camargo e da Renata Ceribelli. Peguei os quadros pela metade, mas a repercussão era tanta que, como boa neurótica por alimentação e exercícios, não pude perder. Achei o resultado fantástico (hahaha) porque os apresentadores mostraram com clareza as dificuldades, expuseram seus exames e taxas de colesterol, gordura etc. para demonstrar o ganho na saúde, e ao final não tiveram uma perda de peso tão considerável – no entanto, ficou claro que a gordura estava sendo eliminada e ao mesmo tempo, estavam ganhando massa magra, o que equilibra os resultados.



Daí vemos nas bancas uma capa de revista com Renata Ceribelli, nitidamente manipulada e mais magra do que deve ser (diz-se que pesa 74kg, não sei a altura). Ora, como diz Mr.Lopes, ela está parecendo a Gisele Bündchen. Em seu twitter, a apresentadora diz que não há photoshop na imagem e repassa um link da revista explicando que a transformação acontece por causa da roupa e da pose.

Longe de mim ser polícia do peso de alguém e, se a capa reflete como Renata se vê, bom pra ela. Mas vem à tona toda aquela discussão sobre a imagem distorcida das mulheres em revistas, propaganda etc. – papo antigo, eu sei, tanto quanto as técnicas de fotografia (ou alguém acha que só com o advento do Photoshop as fotos podem ser alteradas?). Somos adultas há um bom tempo e ninguém aqui se deixa levar pela máquina da moda – ou... será? A gente sabe bem que as meninas de revistas/desfiles/propaganda são novinhas e usam roupas inadequadas para suas idades; que a maioria fuma para perder a fome e sofre de disfunções alimentares como bulimia e anorexia. Mas isso tudo a gente sabe na teoria. Na prática, somos a maioria rigorosas demais com nossa aparência. Eu, por exemplo, não me acho gorda, claro! Mesmo a balança nova tendo mostrado 1 kg a mais do que imaginava... Sei que sou saudável e estou com IMC adequado. Mas então por que essa busca eterna pelos 5 kg a menos? Porque gosto de ficar sem curvas, que coisa mais besta, no final da contas – e não quero ser uma velha fofinha. A maioria de vocês aqui tem foco mais inteligente: chegar ao peso que as torne mais saudáveis. Isso sim é motivo pra sacrifício.

(não que eu vá deixar de correr atrás dos 5 kg)

E pra não me demorar demais, que tal essa imagem de uma modelo, na Vogue, em editorial considerado Plus Size? Acinte.



6 comentários:

  1. Sabe qual é o conceito de plus size: qualquer pessoa que tenha manequim acima de 36. Pronto, haha. Para a Vogue, que tem expertise em editoriais com meninas esquálidas, essa daí tá bem plus size mesmo, risos. E eu não engoli esse lance da pose não, tá muito esquisito isso aí, maaaas, quem sou eu pra discutir, risos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. "...plus size: qualquer pessoa que tenha manequim acima de 36..."
    exato.
    ditavonclaire

    ResponderExcluir
  3. Achei decepcionante. Talvez a própria Renata não tenha entendido a que o programa se propunha, à mensagem de saúde que ele procurou levar para as pessoas. Era pra perder os quilinhos e ficar saudável. Não era pra aderir aos recursos que sabemos que existem - sejam em fotos ou no corpo verdadeiro - para fazer parte do padrão editorial de moda.

    ResponderExcluir
  4. minha mãe tá aqui do meu lado indignada dizendo que essa foto tá manipulada sim.

    ResponderExcluir
  5. Bem, se é assim, vou a partir de hoje usar como uniforme esse vestidinho amarelo (detesto essa cor em mim!) e andar pelas ruas meio curvada e com as mãos na cintura. Tá resolvido o problema.rsss

    ResponderExcluir
  6. A foto usa de técnicas de fotografia e a luz atrás da modelo, fazendo este 'branco' nas curvas, dá uma boa disfarçada no tamanho da modelo. Se ela quis parecer magrela, bom pra ela, né? Todo mundo quer ser magrelo, fazer o quê. Eu, depois de começar a namorar/casar, ganhei 7 kg e sonho em perder, pelo menos, 4 deles. (continuo magra, mas não com a cinturinha de pilão de antes)
    Paciência... sem tanta neura, é claro... (o limite pra perder estes 4kg é até o final do ano, pra, quem sabe, não engordar mais...)
    beijos!

    ResponderExcluir