sábado, 6 de agosto de 2011

Por que eu não estou conseguindo emagrecer. Ou, o que me faz engordar.

Em primeiro lugar, quero agradecer o convite tão gentil para participar desse blog coletivo de mulheres fortes, determinadas e verdadeiras.
Muito obrigada mesmo!
Infelizmente, não tenho experiências de emagrecimento para contar. (Pelo menos por enquanto.)
Mas posso dividir com vocês o que me faz engordar e me impedir de emagrecer e talvez, isso seja útil de alguma forma.
Eu engordo por diversas razões.
A primeira, e a menos comum é por "problemas endócrinos".
Muita gente vai no "médico de regime" torcendo para ter um problema desses que seria "facilmente resolvido" com um remedinho e que no final dispensaria uma dieta.
Mas não é bem assim. Gostaria que fosse mais fácil.
O problema endócrino mais comum que afeta o peso é o hipotireoidismo.
Eu não tenho tireóide. Tenho hipotireoidismo primário.
Assim, preciso tomar o hormônio tiroxina ou T4 o resto da vida.
Uma vez diagnosticada a falta de hormônio, precisamos acertar a dose que pode variar bastante de pessoa para pessoa. E o pior, pode variar na mesma pessoa de acordo com a época da vida e as circunstâncias.
Uma dose que estava boa há 1 ano atrás, no meu caso se mostrou insuficiente depois. E por mais que eu fizesse dieta, não emagrecia.
Outra peculiaridade de tomar esse hormônio é a tomada em si. Temos que tomar em jejum e esperar uma hora para nos alimentarmos. Se não, o hormônio não é totalmente absorvido no trato gastrointestinal e não vai fazer o efeito que devia.
Resolvi isso tomando a tiroxina lá pelas 6 da manhã e voltando a dormir para acordar às 8 depois.
A segunda causa de não emagrecer e até engordar são medicações que mexem no metabolismo diretamente ou através do sistema nervoso central.
São os famosos "remédios que engordam". E eles engordam mesmo, independente de se fazer dieta ou não.
Eu tomei um antidepressivo que sabidamente engorda por uns 9 anos. E engordei.
Mas chegou uma hora que os benefícios da medicação sumiram e fiquei apenas com os efeitos colaterais. Então simplesmente parei de tomar. Assim, de repente. Não foi uma coisa muito inteligente de se fazer porque tive e estou tendo muitos sintomas de abstinência. Mas os efeitos na balança apareceram logo: parei de engordar e percebi que se fizesse dieta corretamente, conseguia emagrecer.
A quarta causa de eu não emagrecer, era o meu padrão de sono.
Se eu não durmo bem, por uma quantidade de horas seguidas e com sono de boa qualidade, não só eu não emagreço, como engordo. No meu caso, era a Doença do Refluxo Gastro-Esofágico que me acordava com falta de ar e asma de madrugada. Fui e tratei. E meu sono melhorou.
A quinta causa e a pior de todas para se lidar é o stress. Para mim, esse é o principal fator que faz engordar as pessoas, principalmente aquelas que não tem os outros problemas que eu mencionei acima.
Mas o que é o stress?
Stress é qualquer estímulo maior do que conseguimos lidar. Pode ser stress psicológico, físico, ambiental, social. Qualquer estímulo que a gente não consegue metabolizar direito e voltar à situação de não-stress.
Ou seja, nosso organismo como um todo usa de seus recursos psico-físicos e atravessa o momento de stress. Se esse stress é grande demais para a pessoa, o desequilíbrio continua e engordamos tanto por comer a mais (porque precisamos de mais energia naquela hora) ou pelas próprias mudanças neuroendócrinas da situação de stress que fazem engordar também.
Então, uma vez resolvidas as primeiras causas acima, o grande vilão de eu não emagrecer é o stress que tenho passado na minha vida.
Não se julga se um stress é maior que o outro. Cada pessoa experimenta o stress de forma particular porque o que é stress para um pode não ser para outra pessoa e vice-versa.
A verdade é que a gente consegue fazer dieta e emagrecer se estamos bem como um todo, com saúde mental e física.
E cabe a cada um de nós buscar essa saúde. Ninguém pode atuar em nossa vida para diminuir nosso stress. Apenas nós podemos fazer isso por cada um de nós.
Assim, estou procurando resolver meus problemas que são fonte de stress.
Procurando um ambiente agradável, com pessoas legais, uma ocupação prazerosa, um lazer leve e gostoso.
Meu processo de engordamento já dura uns 3 anos.
E posso garantir que minha vida já mudou muito para me colocar numa situação mais saudável e favorável para emagrecer. Tudo com muito esforço. Batalhando literalmente.
A boa notícia é que estou colhendo os frutos disso pois já parei de engordar. (Menos mal.)
E ainda faltam uns tantos problemas para resolver para eu ficar stress-free na medida do possível (porque a gente nunca fica totalmente sem stress.)
Eu não faço a dieta dos pontos. Eu simplesmente como pouco e saudavelmente quando eu consigo. E a balança responde bem.
Quando vem um stress muito grande, eu relaxo e como o que preciso comer. Meu corpo pede doces, gordura, de acordo com o stress.
Meu sonho é perder os 17 quilos que estou acima.
Mas é meu sonho também que todas as coisas chatas da minha vida se resolvam o mais rápido possível para que eu possa experimentar o sossego de cuidar de mim em paz.
E mais do que perder peso, o que eu quero é sossego.
A perda de peso é consequência da minha tranquilidade.
Por isso, quero encerrar dizendo que emagrecer é bom, todos os esforços para se ter uma vida saudável são importantes. No entanto, se não eliminamos as causas que nos fizeram engordar, fazer regime é só um stress a mais.
Mente tranquila, garotas!
E boa sorte!

5 comentários:

  1. E eu tenho acompanhado admirada o esforço pra se livrar do stress, Lili. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. adorei o post também. e tomara que todas nós nos livremos do nosso stress.

    ResponderExcluir
  3. Liliana, tambem amei o post. Muito lúcida a sua análise e acho que esse é o caminho para quem quer ter uma vida saudável. Precisamos nos conhecer, saber como funciona nosso organismo, nosso psiquismo. O emagrecimento é consequência. Você me ajudou muito com seu texto. Obrigada,

    Judith

    ResponderExcluir
  4. Vou com o povo, pq amei o post mesmo. E olha, no dia em que eu conseguir ser stress free eu me dou um prêmio, que não vai ser em comida, juro. Pq tô pra conhecer pessoa mais estressada no mundo. E parabéns, não só pela luta, mas principalmente pelas conquistas que ela traz!

    ResponderExcluir
  5. Ah, e esqueci de dizer que tomo T4, td dia, em jejum. Qual a alternativa quando a tireóide não dá conta?

    ResponderExcluir