terça-feira, 2 de agosto de 2011

Primeiro dia

Sou a criatura mais indisciplinada do planeta, no trabalho, na vida, em casa. Acho que só consigo certa disciplina quando o assunto é a minha filha. Fora isso, tudo um caos.

E eis que me vejo tentando fazer uma dieta saudável, só pra manter o peso no limite aceitável - nem menos, nem mais, que fique claro – e mudar esta minha relação obsessiva com a comida. Ou melhor, com aquilo que eu gosto do comer: os doces.

E, gente, primeiro dia e eu me perdi toda na conta. Primeiro porque eu sou um fracasso em matemática e se mandarem somar muita coisa ou calcular os pontos eu já me lasquei. Segundo porque eu tenho uma fome descomunal à hora do almoço. Sim, eu lancho de manhã. Normalmente duas frutas ou dois iogurtes. Tudo duplo, porque a fome bate e como acordo muito cedo, às 9h já estou beliscando azulejos de faminta.

Acontece que almoço todos os dias na minha mãe, aonde a filha passa a tarde enquanto volto pro trabalho. E justo hoje tinha aquelas coisas maravilhosas tipo feijão de mãe, arroz branco de mãe. Pensa que consegui me manter em um pratinho só? Nem pensar. Repeti e já bateu a culpa. Mais culpa ainda porque comi dois pedaços, tipo 5x5 cm do bolo de cenoura. É, modéstia à parte eu sou ótima com doces e bolos, não só comendo, mas fazendo também. E faço pra criança ter lanche, essas coisas de mãe.

E sei que preciso levar em conta a minha pressa na hora de comer. Não só porque eu realmente coma muito, muito rápido, mas porque eu tenho pouco tempo mesmo. Isso eu sei que sabota qualquer dieta, que o ideal é comer devagar, mastigar bem, faz bem ao estômago e dá a sensação de saciedade logo, sem precisar comer tanto. Mas o relógio é sempre o meu maior inimigo.

Então, já comecei mal o primeiro dia. 25 pontos até aqui pelas minhas contas. O que me resta é comer um pouquinho no jantar, né?

2 comentários:

  1. Dava pra fazer o Bonde das Culpadas. Acho que tanta culpa (tô falando de mim também e de outras que mencionaram esse tipo de sentimento aqui) não faz bem, que fazer dieta não precisa ser um desgosto tão grande, que a gente pode se sentir bem sendo mais saudável, conseguindo se controlar, se conhecendo. Mesma coisa de quando a gente começa a fazer exercícios, precisa achar legal.

    ResponderExcluir
  2. A culpa, essa safada. Tem razão, Tina. Pelo menos os exercícios eu amo. hehehe

    ResponderExcluir