terça-feira, 30 de agosto de 2011

Tudo de novo

Vou recomeçar. Tinha parado com os pontinhos porque não consigo ter a disciplina para contá-los. Fui numa nutricionista que me fez um cardápio absolutamente tradicional. Não tenho voz pra reclamar "mas isso tem em qualquer revista feminina". Dá vontade, mas sabe como é. Daí o post da Lucila sobre os poucos gramas por mês e seu resultado no ano me empurraram de volta. Então volto pros pontinhos. E pros exercícios, na quinta-feira, refazendo matrícula na academia a partir do dia 1º.





terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sabe espiral de coisas ruins? Estou no meio de uma. Saúde oscilando, problemas com a família, compensações alimentares. Já tive dias melhores.
Semana passada comecei um remédio novo, um hormônio para acelerar o metabolismo (falei no twitter, não me lembro se postei aqui). Até o momento, o único resultado foi me tirar o sono. Vamos ver se melhora com os dias. Ontem chegou em mim um resfriado monstro, daí a brincadeira de comer pouco fica até mais fácil, mas não recomendada.
Estou com o peso estável, mas também não ando facilitando muito para a perda. Quando esse resfriado for embora, lá vou eu começar de novo. Não quero desistir, apesar de o universo estar conspirando contra mim.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dieta Nota 10

Tem um livro que eu comprei faz um tempo que se chama "Dieta Nota 10". Parece o Vigilantes do Peso só que mais simples, funciona assim:
Calculo de cada nota = Calorias / 2
Frituras ou Milanesa = Calorias x 2

Quantas notas diárias:
550 (sem atividade física)
600 (com atividade física)

Considerando que cada ponto do VP tem em média 60 calorias no final dá no mesmo. Consumo de  1100,00 a 1200 calorias diárias.
Agora vai do seu bom senso usar Pirâmide Alimentar para compor suas refeições.
Aqui tem a a tabela de notas e aqui tem link pra baixar o livro.

Eu uso essas notas vez ou outra, acho mais simples, não tenho mais idade pra ficar calculando pontos do VP
Boa sorte.

domingo, 21 de agosto de 2011

Resumão - Semana 3

Essa semana não foi legal não. A tosse me pegou bonito por causa da secura do ar, eu dormi mal (tô dormindo até hoje), teve dia de o interfone tocar de madrugada 3 (três) vezes e depois eu não dormir, teve amolação no trabalho num dia, teve vários dias de dor no corpo, teve também a menstruação me deixando inchada, dolorida. Mas fui pelo menos uma vez ao dia nadar ou fazer academia, caminhei bastante, dei poucas escorregadelas. Entretanto finalizo a terceira semana insatisfeita, incomodada, achando que a coisa não tá progredindo.

Mas vai passar a sensação. Amanhã é segunda-feira, mas é outro dia.

sábado, 20 de agosto de 2011

Não consegui ir no VP de novo essa semana, trabalho, trabalho e trabalho. Well, essa semana emagreci exatos 400 gramas mas porque sai da dieta uns dias sem medo de ser feliz, sabia que  resultado seria esse ou pior, estava preparada, sem lamentos portanto, como disse a nutricionista da Ju no post ai debaixo, o processo está andando.
Mas estava pensando esses dias em como somos imediatistas em todos os setores da vida, a maioria das pessoas, e isso creio que seja reflexo, em parte, desse mundo louco que vivemos, queremos tudo pra ontem, planos a longo prazo? Raramente ouvimos alguém falar deles, estamos sempre correndo atrás do rabo. Enfim, pensei na frustração (minha inclusa) do povo que perde menos de meio quilo na semana, como se isso fosse um fracasso e não é. Vamos analisar, se perdessemos 1 kg por semana como desejamos, seriam 52 kg no ano, se for meio quilo, são 26 kg, bom, a não ser que você pese mais de 150 kg é praticamente impossível perder tanto peso e manter esse ritmo, mas (sempre tem um "mas" tanto para o bem como para o mal)  se for 1/4 de kg, ou 250 gramas são 13 kg no final de 1 ano e é ai que eu quero chegar. Não sei vocês, mas minha meta será essa, 13 kg em um ano, que é bem possível e adequado pra idade e ritmo de vida que tenho hoje, o que meu metabolismo permitir além é lucro e motivação extra.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nada a fazer senão esquecer o medo

Gente, criei coragem e subi na balança. Havia me pesado a última vez há 15 dias e fiquei frustrada porque na semana perdi muito pouco.

Hoje me levantei cedo, tomei o café da manhã, fiz 55 minutos de esteira, tomei um banho e antes de vestir a roupa encarei a danada com medo. Gostei do resultado: 1 kg e 200g menos que há 15 dias. Considerando as escapadas e a lentidão de meu organismo, achei um bom resultado. Lembrei-me de uma de minhas muitas nutricionistas que me dizia: qualquer perda de peso significa emagrecimento, ou seja, o processo está em curso. É melhor perder meio quilo por semana do que ficar parada ou, pior, ganhar meio quilo. Minha ansiedade me faz querer resultados rápidos, mas sei que não é assim, principalmente se preciso perder muito.

Estou mais animada pra seguir em frente. Beijos, bom fim de semana a todas!

Judith


back to basics

mais do que relapsa. mais do que largada. esqueci o quanto a balança marca cada vez que subo nela e me entreguei a orgias e mais orgias gastronômicas, aí bate o peso na consciência: as unhas estão lindas, o cabelo magnífico, a pele do rosto sem qualquer sinal de rugas, por que diabos esse corpo não condiz?
porque a dona não deixa. porque a dona se sabota. a dona dele acha que merece um agrado comestível toda vez que se sente mal, deprimida, sobrecarregada.
então, eu estou de volta aos baby steps. tentando ir devagar, mesmo. continuo não comendo carboidratos em excesso, já consegui cortar as bolachas recheadas da minha vida (praticamente meu vício) e diminui bem o consumo de pão. mas a balança empacou.
baixei o vídeo Yoga Meltdown da treinadora Jillian Michaels e comecei a fazer, é maravilhoso. e para quem se interessa, voltou a passar The Biggest Loser no Discovery Home & Health.
e 'bora andar nos trilhos do bonde antes que descarrilhe de vez.
sorte e que seja leve para todas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estou aqui

Olá, pessoas! atendendo ao clamor das amigas e me sentindo também relapsa em relação ao bonde, eis-me aqui, contando as agruras de minha lenta caminhada rumo ao peso desejado. Da última vez que estive aqui, falei de meu bom começo de semana (a passada). O final foi meio complicado, com escapadas da dieta, principalmente no domingo, com almoço na casa de meu pai.

Aí confesso que fiquei com medo de me pesar na segunda. Esta semana, tirando uns petiscos num restaurante alemão, onde fomos eu, marido e minhas filhotas comemorar o dia dos pais (como rende!!) e um ataque à cozinha ontem à tarde pra comer pão (minha perdição, pra rimar), tô indo bem.

Pontos fortes: continuo firme na esteira e pilates, na proxima semana vou começar com drenagem linfática; tô vestindo roupas que estavam encostadas há um tempo; as pessoas já percebem que emagreci.

Mas confesso que ainda estou com medo da balança, fico frustrada com resultados lentos, mas na minha idade sei que não vai ser diferente. Vou continuar com a dieta e com os exercícios físicos, continuando a acreditar que emagrecer vai ser a consequência, mesmo lenta, gradual e demorada.

Judith



Relapsa

Tenho que admitir: estou relapsa. Tanto na participação aqui no blog quanto na contagem dos pontos. Só o que me salva mesmo é a atividade física, ou seja, academia (corrida, musculação e aula de abdominal) 4 vezes por semana e isso já é sagrado.

Mas, contar os pontos tem sido muito complicado. Não sei se é o meu subconsciente me pregando uma peça ou o quê, só sei que esqueço, simples assim, de contar os pontos. Na maioria das vezes esqueço o que comi e quanto comi.

Fica difícil também quando o corpo dá sinais de que precisa, incessantemente, de doce. Ao contrário da Tina não sou das mais apaixonadas por pão e consigo colocar na minha alimentação aqueles cheios de grãos. Acaba que como duas fatias por dia, três no máximo. Mas o doce é o que acaba comigo.

E, pra ajudar, final de semana tem aniversário de um ano do sobrinho/afilhado. Sou a responsável pelo bolo, que vai levar todas aquelas delícias achocolatadas e cocada na sua composição. E vai ter docinho, minha perdição. Pensando aqui, seriamente em protelar a contagem de pontos, porque essa semana (tanto quanto na anterior) está muito difícil.

Vamos em frente, mulherada.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Uma constatação e uma reclamação

Constatação: travei.
Semana passada, quando de forma muito otimista afirmei que voltaria a correr, não contei com a dor lancinante, roncinante e galopante no pescoço, causada pela postura inadequada ao trabalhar com o netbook. Também choveu e eu odeio chuva. Então, nada de exercícios.
O pescoço doído me deprimiu. Adivinha. Claro que rolou uma larica de porcaria (eu não como chocolate, me lasco no pão mesmo).
Outra coisa: por mais que eu adore o VP e já tenha emagrecido bem nas outras vezes, não estou numa fase boa pra marcar pontinhos.
Aí larguei mão da dieta a semana toda. Porque quando não estou bem, me esforço pra chegar no fundo do poço.
Hoje fui a uma nutricionista. Sinto falta do chicotinho. Mas não sei se vou me dar bem com ela. Estamos nos estudando, e a moça é cautelosa demais, só vai me passar cardápio semana que vem. 
Bem, mesmo que não conte pontinhos, ainda não desisti. As coisas estão melhorando, o tempo está bom, o pescoço já dói menos, comecei RPG, larguei um remédio que estava me dando enxaqueca pela manhã. Não vou cair fora do Bonde, não. O que me leva a...

... Reclamação:
Cadê as amigues postando aqui? Quero saber de vocês.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Resumão - Semana 2

A segunda semana rolou mais tranquila que a primeira. Comi bonitinho total até sexta. Nesse dia, à noite, tive um princípio de chilique no trabalho e comi um chocolate daqueles Galak. Também fiz academia, aumentei os abdominais de 80 pra 120 e nadei bonitinho a semana toda. Só cabulei mesmo a academia quinta à tarde em função de uma emergenciazinha com o Alê, na sexta cedo porque ele estava meio ruinzinho e não foi nadar e à tarde porque eu tinha consulta médica. Mas me movimentei bastante e etc. Sinto o pique e a agilidade voltando com tudo.

Final de semana contou com as escorregadelas regulamentares: comi pastel no sábado, na janta (mas foi um só, tá?) e domingo comi lanche com frangobaconrequeijão. Mas sem refri. Almocei bonitinho, não me enchi de doces, comi bastante fruta, não comprei chocolate, não mexi no pote de sorvete do congelador.

As roupas vão desapertando devagarinho seguindo o roteiro pernas-braços-costas-bunda-barriga-cintura. Já percebo as pernas mais fininhas (mas limite, né, que eu tenho perna grossa mesmo) e mais firminhas. Continuemos, pois.

sábado, 13 de agosto de 2011

under pressure

tomei uma resolução: diminui drasticamente a quantidade de carboidratos que ingiro. quando como carbos, principalmente refinados, sinto-me triste, bem triste e pesada; eu estufo quase que automaticamente. 
num dos exames médicos que eu fiz (um de curva glicêmica) apontou que eu tinha intolerância a carboidratos, não sei direito o que isso significa porque eu fugi do médico (por trauma mesmo) e realmente, apesar de adorá-los, eu não me sinto bem depois de comê-los, fora que quando começo o dia comendo pão, por exemplo, parece que minha fome aumenta e muito. 
já fiz isso uma vez, em 2009, emagreci bastante e fui bem feliz, mas voltei a comer carbos em excesso, em especial doces cheios de creme, desregulei de vez novamente.
continuo seguindo o meu limite de pontos, anotando tudo que como e procurando fazer escolhas saudáveis.
estou feliz comigo.
acho que isso é bom.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

-4

Ontem não consegui ir na reunião dos VP, tive uma reunião de trabalho em Porto Alegre e não fiz a pesagem oficial, aquela pra ir na cadernetinha  e anexar na geladeira (que eu ainda não tenho, não a caderneta, não tenho geladeira). Mas fiz uma pesagem extra-oficial na balancinha do banheiro: -1kg. Já são 4kg eliminados desde 25 de julho. Tô indo bem, tentando seguir à risca a dieta, dou umas deslizadas como já contei aqui, mas nada que comprometa o resultado semanal, pois os deslizes não são do tipo um dia todo saindo da dieta, é somente uma refeição, ou no lanche da tarde ou jantar (que é a minha perdição), daí na próxima refeição volto seguindo direitinho e assim caminhamos.
Hoje comprei a famosa ração humana, 2 colheres com 1 copo de leite desnatado = 4 pontos e pra mim substitui tranquilamente uma refeição (jantar) vou testar pra ver o que acontece. A gente tem que ir mudando porque o corpo acostuma com o que estamos ingerindo e começa empacar, dái tem que levar uns choques pra ficar esperto.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dieta Gostosa

Olá Meninas.
Estou de volta à praia (São Miguel do Gostoso-RN) e mais gorda ainda.
"Morar" numa pousada não é "facio".
Hoje, resolvi tomar uma atitude.
Sentei a bunda e bolei um cardápio com as comidas servidas no restaurante daqui.
Um bom cardápio requer variedade e deixar a pessoa com esperança para o futuro. Por isso, que eu não dou opções em cada refeição. Se quiser comer o tal do camarão, vai comer no dia estipulado.
Outra característica de meus cardápios/dietas é que você não tem que ficar pensando o que vai comer naquela hora. Já está tudo certinho. É só comer. Menos um stress de fazer substituições.
O preparo da comida é tendendo a pouca gordura e usando produtos desnatados. Mas basicamente é a comida que todo mundo come. O detalhe é o tamanho do prato.
No caso, aqui, coloquei peso de proteinas para mulheres. Mas homens podem fazer a mesma dieta aumentando a quantidade.
Infelizmente, para se emagrecer temos que comer MENOS. Porções pequenas. E sem repetir, claro.
Disponibilizei o cardápio da semana no link abaixo, formato PDF.
E gostaria muito de ter um feedback de vocês em relação a ele.
Esse mesmo cardápio foi oferecido à gerência da pousada para ser usado como se fosse um spa.
Espero que gostem e que ajude!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O segredo do negócio pra mim não é evitar o estresse: é não ter tempo pra pensar nele e consequentemente comer tudo o que me conforta e me acalma. O pulo do gato é a velocidade da vida. Eu não funciono direito na tranquilidade. Acabei de me dar conta disso. Acabei mesmo, há coisa de 3 minutos, recapitulando os dez últimos dias e pensando no resto da semana, no que vem aí.

Não sei se rio ou se choro.

continue a nadar, continue a nadar

deu tudo errado. me descontrolei e muito na última semana e meia, comi despreocupadamente e, como era de se esperar, engordei. tudo isso por causa do cansaço, do stress (muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e eu nunca lidei bem com isso), preocupação, ansiedade. deixei de anotar o que comia e perdi o controle totalmente, aí me culpei e comi mais, como se fosse uma autopunição.
mas, eu continuo viva e tenho que continuar nadando. então, recomeço hoje do zero, com todas as armas das quais disponho. acho que já li tanta coisa sobre dieta e vigilantes que fiquei expert, então 'bora lá fazer direito dessa vez.

respire. inspire. respire. inspire.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Hoje fui ao médico. Minha tireóide "murchou" um pouco, o que me deixa menos ansiosa, porque aquele caroção tava em ponto de me enlouquecer.
Pelos resultados dos exames, não estou tão mal assim, mas meu metabolismo tá leeeento de fazer gosto. Médico receitou DHEA (que pelo que eu li por aí tem poder para ressuscitar as múmias dos faraós do Egito) e uma fórmula com suplementação mineral e outras coisas pra me deixar mais animada. Graças a Deus ele não me passou nada tipo sibutramina. Espero que isso tudo faça efeito, porque (além de custar os olhos da cara) eu ando precisando e merecendo ter meu corpo funcionando numa boa.
Tive gente de fora em casa (não vou chamar de visita porque são recorrentes) em 6 dos 7 dias da semana, o que elevou o meu nível de stress ao máximo, mas não cheguei perto de doces, e comi frutas nos momentos de desespero. Tenho comido bem direitinho, estou orgulhosa de mim. Ainda não enjoei da sopa noturna, mas no final de semana eu fiz algumas estripulias, como comer um hamburguer (que me deixou feliiiiz) no sábado e bruschetta de cogumelo com vinho no jantar de domingo.
Resolvi que quero perder peso sem ser infeliz e não vou sofrer se der umas puladinhas de cerca com a comida ou se tomar vinho no jantar porque, né, a gente merece.

Cazzo

Abre parênteses: não é super engraçado que tem uma marca de perfumes e sabonetes chamada Cazzo?

Mas... cazzo, deu tudo errado até agora, alguém me empurra pra recomeçar nessa quarta? Pelo menos já enchi a geladeira de coisas pontuáveis.

mimimi

Coisinhas nos pontinhos

Final de semana consegui a proeza de enfiar os dois pés na jaca. De modo que meus pontinhos explodiram e foram parar na estratosfera. Mas, aprendi algumas coisas importantes e compartilho (vai que serve, né?):

1. Se você é louca por doces e gosta muito de cozinhar, pare de procurar receitas em blogs por aí. São suas maiores inimigas;


 2. De novo: se você é louca por doces e adora cozinhar, não invente desculpa que o bolo do domingo é pro lanche da filha e nem que o cheesecake maravilhoso que você fez é para a família, principalmente porque ele é para agradar ao seu paladar, por mais que a família tenha aprovado a receita;

3. Mais uma vez: se você é tão louca por doces a ponto de passar o dia na cozinha testando aquelas receitas magníficas, faça qualquer coisa, vá carpir um lote, mas fuja da cozinha!

4. E talvez a mais importante, nunca, jamais, em hipótese alguma, suba numa balança se você estiver na TPM. Balança e peso, por si só, já são fatores estressantes - e deprimentes em alguns casos, confesso - mas na TPM isso pode ser ainda pior e a sua vontade de ir para a cozinha e fazer todas aquelas coisas maravilhosas só vai piorar e você não vai conseguir resistir.

A propósito, tudo isso aí aconteceu comigo. Sem mais.

Bom começo

A semana começou fácil. Aumentei o tempo na esteira, fiz pilates, cumpri direitinho os horários de comer, as quantidades. Tive uma escapadinha básica, mas por uma boa causa (um chocolate pequenininho que a filhota trouxe das oropa) e que fica na conta dos flex da semana. Tenho me lembrado de beber água.

Já ando bem menos ansiosa com as mudanças e com os novos hábitos.

E começando a gostar um pouquinho mais do que vejo no espelho.

Judith


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pesagem semanal

Emagreci 800 gramas. Na sexta-feira a balança marcava menos 1 kg, mas o final de semana reservou abusos não planejados. Decidi me auto-premiar pela entrega de um trabalho complicado na sexta mesmo, indo além do micro-pedaço de pizza margherita. E detonando o resto de pontos flex com o vinho pra acompanhar. No sábado, que originalmente teria saladinhas e peixinhos, convite para jantar de última hora. Um maravilhoso ensopado de carne com legumes - e molho de cachaça de pêra com gengibre, uma coisa de louco - porém acompanhado de... vinho. E no domingo, pra completar, ninguém escapa do almoço na casa da mãe, com a feijoada dita "light" (haha) repetida. Resultado: perdi a marca redonda (ops) de 1 kg. Mas já tá bom demais com todos esses #fail, não? Essa semana vai ser bem mais radical, garanto. E vocês?

Resumão - Semana 1

Posto que é manhã de segunda e completo aqui uma semana de makeover, vamos ao resumo da semana passada:

- fez um frio pavoroso e eu consegui refrear os instintos de demônio da Tasmânia;
- me senti mais satisfeita comendo várias vezes ao dia e fazendo almoço e janta levinhos;
- senti falta de doce, mas segurei a onda com coisinha pequena ao invés de atacar aquelas barronas de chocolate gigantes;
- consegui comer bastante fruta;
- nadei um dia da semana só, no outro fez aquele friozão congelante e não consegui levantar. Mas ô, foram 1600m, o ritmo foi forte;
- fiz academia à tarde todos os dias (25 min. de esteira + 80 abdominais + alongamento), menos na sexta-feira: ao invés de ir malhar fiz uma caminhadona até o supermercado e a farmácia: entre sair do trabalho e voltar deu uma hora, incluindo as paradinhas em fila de caixa e balcão de farmácia. Achei digno, considerando-se que eu estava gripada;
- o que não foi bem: o final de semana, claro. Comi sushi, comi chocolate, comi bolo, comi pizza (mas foi um pedaço só, quando cheguei do trabalho na sexta), comi pão de queijo. Mas os almoços foram bem direitinhos.
- perspectiva da semana: esquentou e vou conseguir nadar dois dias de manhã e fazer academia de manhã na quarta e na sexta, já que o Alê vai voltar à natação também.

sábado, 6 de agosto de 2011

mas a violência dos seus dias é tamanha

Não sei mais de onde tirei isso
"Sonhos são gratuitos. Transformá-los em realidade tem um preço." Ennis J. Gibbs 

=====


Semana corrida, estressante e atrapalhada. E com alguns dias muito cheios. Não me excedi muito, mas não comi nada certo. Alguns dias eu comecei a comer às cinco da tarde. Cheguei a emagrecer meio quilo. Ficariam faltando só 2,800 pra virar a dezena, a famigerada dezena dos 90, que nem sei mais a quanto tempo estou nela. Mas aí veio o peso de emagrecer, porque isso me acontece. E hoje eu estou com uma fome de exu, coisa que eu não tenho normalmente. Eu tenho muita compulsão com chocolate e doces, mas fome mesmo de comer qualquer coisa é muito raro. Aí hoje acordo assim, devorando o que vejo pela frente. Não aguento o tranco de emagrecer, é mole? Assim não dá. às vezes cansa muito ser assim...

Mas foi-se e foi só hoje. Assim espero, e espero conseguir contar pontinhos e anotar tudo certinho a partir de segunda-feira já. Porque eu tô precisando muito subir na carroça, ops, no bonde de novo.

Não posso me cobrar prazos, isso não dá certo pra mim, toda vez que eu me cobro prazos a coisa desanda, por mais distante que seja o prazo. Eu empaco mesmo. Sempre que funciona, funciona mais solto, fazendo e fazendo mesmo, sem muito pensar pra quê.

...

Eu tô adorando essa coisa de todo mundo falar aqui, de compartilhar e de ver o que tá funcionando pra cada uma e também o que pega pra cada uma. Stress, falta de sono são infalíveis pra me fazer engordar também, é matemático.

Vou voltar a tomar os florais também e a fazer o qi mental, que pode mesmo até ser placebo, mas sempre que eu faço eu emagreço bem mais, a diferença é grande.

Por que eu não estou conseguindo emagrecer. Ou, o que me faz engordar.

Em primeiro lugar, quero agradecer o convite tão gentil para participar desse blog coletivo de mulheres fortes, determinadas e verdadeiras.
Muito obrigada mesmo!
Infelizmente, não tenho experiências de emagrecimento para contar. (Pelo menos por enquanto.)
Mas posso dividir com vocês o que me faz engordar e me impedir de emagrecer e talvez, isso seja útil de alguma forma.
Eu engordo por diversas razões.
A primeira, e a menos comum é por "problemas endócrinos".
Muita gente vai no "médico de regime" torcendo para ter um problema desses que seria "facilmente resolvido" com um remedinho e que no final dispensaria uma dieta.
Mas não é bem assim. Gostaria que fosse mais fácil.
O problema endócrino mais comum que afeta o peso é o hipotireoidismo.
Eu não tenho tireóide. Tenho hipotireoidismo primário.
Assim, preciso tomar o hormônio tiroxina ou T4 o resto da vida.
Uma vez diagnosticada a falta de hormônio, precisamos acertar a dose que pode variar bastante de pessoa para pessoa. E o pior, pode variar na mesma pessoa de acordo com a época da vida e as circunstâncias.
Uma dose que estava boa há 1 ano atrás, no meu caso se mostrou insuficiente depois. E por mais que eu fizesse dieta, não emagrecia.
Outra peculiaridade de tomar esse hormônio é a tomada em si. Temos que tomar em jejum e esperar uma hora para nos alimentarmos. Se não, o hormônio não é totalmente absorvido no trato gastrointestinal e não vai fazer o efeito que devia.
Resolvi isso tomando a tiroxina lá pelas 6 da manhã e voltando a dormir para acordar às 8 depois.
A segunda causa de não emagrecer e até engordar são medicações que mexem no metabolismo diretamente ou através do sistema nervoso central.
São os famosos "remédios que engordam". E eles engordam mesmo, independente de se fazer dieta ou não.
Eu tomei um antidepressivo que sabidamente engorda por uns 9 anos. E engordei.
Mas chegou uma hora que os benefícios da medicação sumiram e fiquei apenas com os efeitos colaterais. Então simplesmente parei de tomar. Assim, de repente. Não foi uma coisa muito inteligente de se fazer porque tive e estou tendo muitos sintomas de abstinência. Mas os efeitos na balança apareceram logo: parei de engordar e percebi que se fizesse dieta corretamente, conseguia emagrecer.
A quarta causa de eu não emagrecer, era o meu padrão de sono.
Se eu não durmo bem, por uma quantidade de horas seguidas e com sono de boa qualidade, não só eu não emagreço, como engordo. No meu caso, era a Doença do Refluxo Gastro-Esofágico que me acordava com falta de ar e asma de madrugada. Fui e tratei. E meu sono melhorou.
A quinta causa e a pior de todas para se lidar é o stress. Para mim, esse é o principal fator que faz engordar as pessoas, principalmente aquelas que não tem os outros problemas que eu mencionei acima.
Mas o que é o stress?
Stress é qualquer estímulo maior do que conseguimos lidar. Pode ser stress psicológico, físico, ambiental, social. Qualquer estímulo que a gente não consegue metabolizar direito e voltar à situação de não-stress.
Ou seja, nosso organismo como um todo usa de seus recursos psico-físicos e atravessa o momento de stress. Se esse stress é grande demais para a pessoa, o desequilíbrio continua e engordamos tanto por comer a mais (porque precisamos de mais energia naquela hora) ou pelas próprias mudanças neuroendócrinas da situação de stress que fazem engordar também.
Então, uma vez resolvidas as primeiras causas acima, o grande vilão de eu não emagrecer é o stress que tenho passado na minha vida.
Não se julga se um stress é maior que o outro. Cada pessoa experimenta o stress de forma particular porque o que é stress para um pode não ser para outra pessoa e vice-versa.
A verdade é que a gente consegue fazer dieta e emagrecer se estamos bem como um todo, com saúde mental e física.
E cabe a cada um de nós buscar essa saúde. Ninguém pode atuar em nossa vida para diminuir nosso stress. Apenas nós podemos fazer isso por cada um de nós.
Assim, estou procurando resolver meus problemas que são fonte de stress.
Procurando um ambiente agradável, com pessoas legais, uma ocupação prazerosa, um lazer leve e gostoso.
Meu processo de engordamento já dura uns 3 anos.
E posso garantir que minha vida já mudou muito para me colocar numa situação mais saudável e favorável para emagrecer. Tudo com muito esforço. Batalhando literalmente.
A boa notícia é que estou colhendo os frutos disso pois já parei de engordar. (Menos mal.)
E ainda faltam uns tantos problemas para resolver para eu ficar stress-free na medida do possível (porque a gente nunca fica totalmente sem stress.)
Eu não faço a dieta dos pontos. Eu simplesmente como pouco e saudavelmente quando eu consigo. E a balança responde bem.
Quando vem um stress muito grande, eu relaxo e como o que preciso comer. Meu corpo pede doces, gordura, de acordo com o stress.
Meu sonho é perder os 17 quilos que estou acima.
Mas é meu sonho também que todas as coisas chatas da minha vida se resolvam o mais rápido possível para que eu possa experimentar o sossego de cuidar de mim em paz.
E mais do que perder peso, o que eu quero é sossego.
A perda de peso é consequência da minha tranquilidade.
Por isso, quero encerrar dizendo que emagrecer é bom, todos os esforços para se ter uma vida saudável são importantes. No entanto, se não eliminamos as causas que nos fizeram engordar, fazer regime é só um stress a mais.
Mente tranquila, garotas!
E boa sorte!
Semana caótica com infelicidades, problemas domésticos, decepções profissionais. Comi algumas porcarias (biscoito), coisas engordativas (pão de queijo), tomei 2 copos de cerveja, jantei massa ao pesto. Em resumo, burlei todos os pontos e regras possíveis.
Ao me pesar hoje, percebei que perdi um pouco menos de 1 kg, mas acho que já estou no lucro. Bora criar coragem pra começar de novo semana que vem.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Para rir

Mr. Lopes diz que faz dieta contando calorias. Ele está aqui no momento, anotando as calorias do dia - pode, segundo seu peso e altura, ingerir até 2 mil diárias pra emagrecer. Olha só o almoço:

Farofinha com bacon - 161 calorias uma colher
Banana à milanesa - 251 calorias
Arroz à grega - 54 calorias
Salada de batata com maioneses - 115 calorias
Lombinho (bem magrinho, diz ele) - 156.

E o pior é que o desgraçado emagrece.

butterflies and hurricanes

essa semana foi um tropeço. viajei para a casa da minha mãe e desandei de vez, comi muito além dos pontos diários e flex e me esbaldei em tudo que gosto, mas pasmem, mesmo assim, perdi 400gr. =)
hoje subi na balança com aquela sensação de peso na consciência e merecia realmente não ter perdido nada para deixar de ser boba e ter mais compromisso comigo mesma, foi um alívio quando constatei graminhas a menos.
fui ao supermercado de calculadora em punho, demorei uma eternidade porque fiquei calculando os pontos dos alimentos industrializados que mais consumimos por aqui, me senti feliz ao me deparar com a minha perdição em forma de bolacha (aquelas tortinhas da adria) e tal como a Lucila, dizer baixinho para mim não vale a pena. prefiro consumir meus pontos flex em coisas melhores que bolachas cheias de gordura e não tão saborosas assim. 
e quase comprei um kit-fitness para ver se me animo a me exercitar em casa, mas a minha pão-durice falou mais alto.
então, meu novo peso é 101,8kg. eu sei que se tivesse seguido a risca o programa, teria emagrecido bem mais, ao total já fora 3kg para o mundo perdido do beleléu =) .

Poucos gramas a menos, mas começando a dominar a ansiedade...

Gentes, minha balança esta semana deu uma empacada: perdi apenas 200 g. tenho me pesado às sextas-feiras pela manhã, após a caminhada. como a prioridade no momento é diminuir minha ansiedade, que só atravanca meu caminho, com aquele mecanismo do qual já falei aqui, tô buscando pensar nos motivos desse resultado e ao mesmo tempo tô pesquisando formas de seguir de um jeito mais suave a dieta, achando coisinhas gostosas que nao acrescentem muitos pontos ao longo do dia e da semana.

Aí, estudei as orientaçoes do link ao lado (da Lu francesa) e quero compatilhar com vocês algumas informaçoes que achei bem interessantes.

Há alguns alimentos que podemos usar numa quantidade maior do que imaginamos, e que contam poucos pontinhos. Por exemplo,
5 colheres de sopa ou 50g de queijo cottage têm apenas 2 pontos, ou seja, 2 colheres e meia têm um ponto. Pra mim é uma boa alternativa pro café da manhã com o pão integral. Outra coisa, 2 colheres de sopa de requeijão 0% gordura tem 0 pontos. O requeijão light tem 1 ponto.

Tem outras coisas lá também: 2 colheres de sopa de ketchup - 0 pontos, 2 colheres de sopa de mostarda - 0 pontos, 1 picolé de fruta - 1 ponto, e algumas barrinhas de chocolate de 30 g contam apenas 1 ponto, tipo meio amargo, prestigio e crunch o outros 2 pontos, como milkbar, alpino, charge e chokito. São boas alternativas pros pontos flex pra mim, que sinto falta dessas coisinhas.

Tô saindo pro fim de semana num sítio, vou levando duas sopinhas feitas em casa (uma de abóbora com alho poró e outra de lentilha com cenoura) pra não cair na tentação de comer muita carne e massas. São duas receitas inéditas aqui, e se derem certo, depois passo pra vcs, tá?

Inté (como diz a parentada velha do interior de minas).

Judith



Teoria da Conspiração

Pode reparar, ao lado de toda dica infalível que a gente vê em sites por aí, tem o link pras receitas engordativas. Daí você abre link da dica infalível, mas espicha o olho para aquela receita com chocolate, limão, ou coisa que o valha e que você tanto gosta.

Eu acho que só pode ser um complô do mundo da mídia contra as dietas do mundo.

O mesmo acontece nas revistas tipo Cláudia, Marie Claire e outras do tipo. Tem sempre alguma coisa relacionada à perda de peso, à manutenção deste, perda de barriga, bunda, medidas. Mas, na mesma revista aquelas malditas receitas que dão água na boca de qualquer um, com aquelas fotos tentadoras.

Ou é Teoria da Conspiração e Sabotagem, ou é complô ou é tentação ou, quem sabe, uma maneira do mundo tem de testar a nossa força de vontade e se conseguimos nos manter ‘na linha’. Não sei qual das alternativas é a verdadeira, se é que uma delas realmente é só sei que eu tenho a carne fraca e me deixo embalar pelas belas fotos e pelas receitas de doces que sempre me matam. Mas, confesso que tenho feito isso nos finais de semana o que, pra uma viciada em açúcar, já é um começo, não?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Orgulho de ser eu #twitteumorgulho

São 9 dias de dieta, 2 reuniões no Vigilantes do Peso e 3 kg eliminados.
Parabéns pra mim que eu mereço, mas mereço muitos aplausos mesmo, pois nesses 9 dias estou enfrentando tpm e um frio de temperaturas negativas, com direito a neve, comendo pouco, inclusive saladas, frutas e tomando a água que se deve tomar*.
Confesso que nesse período dei umas escapadas do tipo: Tomei cervejas e vinhos com queijinhos mil e comi um chocolatinho ou outro, estourando um pouco os pontos flex, mas tudo sem culpa (culpa engorda e dá rugas)**
Quanto mais os dias passam, mais disciplina pra seguir com o programa VP eu tenho pois sinto os resultados dessa disciplina diária na barriga murchando, no rosto afinando, nas roupas ficando confortáveis, então você olha aquele bolo  cheio de melecas maravilhosas que você ama, tipo chantilly, glacê, doce de leite etc, corre no google e fica sabendo que uma fatia pequena dessa iguaria tem 12 pontos (o seu almoço+2 lanches) e diz baixinho pra você mesma se ouvir: NÃO VALE A PENA. E não come e se sente a mulher maravilha, inclusive com as mesmas pernas e cintura.
Então, mais uma vez e em letras garrafais -> PARABÉNS PRA MIM, ORGULHO DE SER EU

UP DATE: Ah, porra, esqueci de comentar que atualmente EU MORO NO HOTEL onde trabalho, hotel esse onde tem a melhor feijoada da região aos sábados, onde tem um dos melhores café colonial da Serra Gaúcha, onde os pratos A La Carte parecem uma travessa cheia de comida, onde o buffet tem mais de 30 opções de pratos e no quarto tem FRIGOBAR, isto posto MAIS UMA SALVA DE PALMAS PARA MIM, AHAHAH

* Não estou me exercitando, mas nem um passo, muito frio pra caminhar e os aparelhos de ginástica aqui do hotel precisam trocar, então não tá rolando exercícios
** Comprei um floral chamado: Momento de reequilíbrio alimentar visando a redução de peso e outro chamado reequilíbrio dos chakras. NÃO RIAM, pelo sim pelo não minha ansiedade está zero.
Ontem o menino pediu pra eu fazer sopa de ervilha. Ele é doidinho por uma sopa, aí resolvi topar, mas dei uma engordadinha na bichinha: dourei com quase zero azeite cubinhos de linguiça e frango, acrescentei alho e bastante cebola, depois deixei tudo junto refogando um instantinho. Adicionei 250g de ervilhas secas, coloquei água até cobrir e coloquei um restinho de caldo de frango que tinha em casa. Tá tudo lá na pressão. Dessa vez não vou passar no mixer por causa das carnes.

Aí eu tinha lá na gaveta de legumes e verduras uma berinjela implorando "oi, me usa, me usa senão babau". Fui lá e cortei a bichinha inteira em rodelas, fatiei também um tomate, uma cebola e fiz camadas num pirex redondo com tampa de vidro. Terminei com cebola, polvilhei um salzinho, coloquei um fio de azeite extravirgem, tampei e pimba! 10 minutos no microondas. Dá pra colocar junto batatas, pimentões. É tipos uma pièce de resistance minha, esse lance das rodelas e camadas no pirex. Como os rapazes aqui em casa não curtem muito berinjela - eles preferem milho, que eu num curto, eca, mas fiz pra eles refogadinho na manteiga ontem e sobrou pra hoje - vai ficar tudo pra mim, ô delícia!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Duplo twist fail carpado

Ontem eu comi 2 quadradinhos de chocolate amargo (85% cacau). Hoje eu comi uma barrinha de 30g, também de chocolate amargo. Perdoem, amigas, mas eu pequei. Não foi possível resistir, tava desesperador.

Em compensação, sopa todo dia à noite tá bem bom. A de hoje tem repolho, cenoura, abobrinha, cebola, alho e alho-poró.

Vou me pesar na sexta-feira para ver como estou indo.

Coisa de Deus

Um quadradinho de Polenghinho Light só tem um ponto e dá pra passar em pelo menos meia dúzia de torradas.
Como não existe requeijão light decente e margarina light é uma coisa a ser ignorada, taí minha opção.

Só eu não conhecia?

Começo de semana feliz

Isso mesmo, amiguinhos. Um comecinho de semana (minha semana começou ontem, que segunda foi feriado aqui em Sandwich) bom: quase não escorreguei (tive um momento de surto nervoso com um telefonema tosco e abri um Ouro Branco que tava na gaveta. Sabe kit de emergência?) e não cabulei exercício: nadei 1600m de manhã, nada mal pra quem andava mais faltando do que indo, e ainda fui pra cadimía da faculdade à tarde. Escolhi fazer meia hora de esteira e o resto do tempo gastar em abdominal e alongamento.

Essa sessãozinha rápida vespertina foi ideia de um dos colegas do meu setor: ao invés de passarmos nosso sensacional intervalo de "janta" (das 16 às 17) dormindo ou comendo agora nós subimos a rua, atravessamos a avenida e fazemos academia, todos os dias. Então de terça a sexta vou ter sessão dupla, porque terça e quinta eu nado e quarta e sexta eu faço academia enquanto o Alê nada - hoje ele não vai, tá um frio dos diabos e ele não pulou feliz da cama quando fui lá chamar. Ele só abriu meio olho e quando perguntei "Alê, vamos nadar?" ele grunhiu um "não" categórico. Então tá então.

Ah, outra coisinha. Fiz a sopa recomendada pela Adrina. Ó, sensacional. Minha parte preferida foi o gengibre e o alho-poró, coisas divinas. Ficou ardidinha, bem quentinha, tomei duas cumbucas de porquinho voador de sopa. Quem mais tem receita bacaninha de sopa aí?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

carry on my wayward son

daí que eu viajei e me dei conta que ainda não "emagreci" nem um pouquinho a minha cabeça. está certo que fui para a casa da minha mãe e o lado afetivo falou mais alto e desatei a matar saudade das comidas delíciosas e nada "magrinhas" que ela e minha avó fazem, ou seja, fiz à desforra gastronômica e saberei o saldo disso só amanhã porque só acredito em pesagem pelada e depois do xixi matinal, como bem disse a Tina.
aí cheguei em Campinas, me deparei com algo que me chateou imensamente e meu estômago embrulhou. embirrei. não quero fazer nada, nem comer. eu tenho que dar um jeito nisso. comida para mim é emoção, no bem e no mal. e desconfio muito que isso não está certo.

"On a stormy sea of moving emotion
Tossed about, I'm like a ship on the ocean
I set a course for winds of fortune
But I hear the voices say

Carry on, my wayward son
There'll be peace when you are done
Lay your weary head to rest
Don't you cry no more"

Nooooossa que tanto de mulher que eu não conheço! E o bonde dos pontinhos tá só crescendo, hein? curti isso!

Semana passada foi meio que uma correria, tive alguns problemas pessoais que acabaram afetando meu rendimento na academia, acabei malhando 3x (a meta é de 5x na semana) e num desses dias malhei bem menos do que deveria e fugi dos 20minutos finais da esteira. Não sei vocês, mas quando fico triste não consigo fazer muita coisa nessa vida, meu rendimento cai, minha vontade desaparece. Pelo menos a minha alimentação foi bacaninha, mas não contei pontos direito... Acho melhor fazer um diário alimentar prévio, com tudo o que devo comer, com os pontos somados direitinho, quando se tem uma rotina é até fácil... Festei só no sábado, nem comi tanto, mas bebi muito, muito mesmo. Acabei emagrecendo 1kg, mas sinto que foi bem mais, as roupas tão mais larguinhas, as sócias e a namorada notaram a diferença (=D). Melhor que ver a diferença nas roupas ou os dígitos diminuindo na balança é receber elogio da pessoa amada (a cafona).

Então, balanço da 1º semana: -1kg e 3x na academia. E estou me sentindo mais gostosa. =)))

Primeiro dia

Sou a criatura mais indisciplinada do planeta, no trabalho, na vida, em casa. Acho que só consigo certa disciplina quando o assunto é a minha filha. Fora isso, tudo um caos.

E eis que me vejo tentando fazer uma dieta saudável, só pra manter o peso no limite aceitável - nem menos, nem mais, que fique claro – e mudar esta minha relação obsessiva com a comida. Ou melhor, com aquilo que eu gosto do comer: os doces.

E, gente, primeiro dia e eu me perdi toda na conta. Primeiro porque eu sou um fracasso em matemática e se mandarem somar muita coisa ou calcular os pontos eu já me lasquei. Segundo porque eu tenho uma fome descomunal à hora do almoço. Sim, eu lancho de manhã. Normalmente duas frutas ou dois iogurtes. Tudo duplo, porque a fome bate e como acordo muito cedo, às 9h já estou beliscando azulejos de faminta.

Acontece que almoço todos os dias na minha mãe, aonde a filha passa a tarde enquanto volto pro trabalho. E justo hoje tinha aquelas coisas maravilhosas tipo feijão de mãe, arroz branco de mãe. Pensa que consegui me manter em um pratinho só? Nem pensar. Repeti e já bateu a culpa. Mais culpa ainda porque comi dois pedaços, tipo 5x5 cm do bolo de cenoura. É, modéstia à parte eu sou ótima com doces e bolos, não só comendo, mas fazendo também. E faço pra criança ter lanche, essas coisas de mãe.

E sei que preciso levar em conta a minha pressa na hora de comer. Não só porque eu realmente coma muito, muito rápido, mas porque eu tenho pouco tempo mesmo. Isso eu sei que sabota qualquer dieta, que o ideal é comer devagar, mastigar bem, faz bem ao estômago e dá a sensação de saciedade logo, sem precisar comer tanto. Mas o relógio é sempre o meu maior inimigo.

Então, já comecei mal o primeiro dia. 25 pontos até aqui pelas minhas contas. O que me resta é comer um pouquinho no jantar, né?

Ansiosa? como assim?


(inspirado no comentário da Tina ao post "fail" da Renata)

Nó! (mineiro que é mineiro abrevia tudo, vocês já devem saber...) e como sou ansiosa! eu me senti mal ao perceber no fim de semana que queria estar livre pra comer o que quisesse. Deu uma sensação de incompetência, de não dar conta de me controlar, misturada com uma peninha de mim mesma por ter que me privar. Nesse cenário, independente do fato de enfiar ou não o pé na jaca, aparece a culpa, e tá pronto o cenário pra que eu volte a meu círculo vicioso eterno: alto nivel de exigência, dificuldade pra atingir o padrão que me imponho,
ansiedade, e... culpa.

Sei que pra mim a comida vem como presente pra aliviar isso tudo. E é o que venho fazendo ao longo de minha vida. Só que agora quero sair do piloto automático.


É um processo, portanto, de mudança. E nunca foi fácil e nem tá sendo agora. Faz parte disso procurar meios de mudar minha relação com a comida. Os pontinhos dos VP têm sido úteis. Acompanhar vocês também, cada uma com sua história, seu caminhar.

E falar disso com vocês também tem me ajudado muito.

Judith



A Garota da Capa ou Uma Reflexão Contraditória

Por um tempo, voltei a assistir o Fantástico depois de anos e anos sem aquela musiquinha de final de domingo, tão deprimente, só pra ver o quadro Medida Certa que, como todo mundo sabe, acompanhou a reeducação alimentar e física do Zeca Camargo e da Renata Ceribelli. Peguei os quadros pela metade, mas a repercussão era tanta que, como boa neurótica por alimentação e exercícios, não pude perder. Achei o resultado fantástico (hahaha) porque os apresentadores mostraram com clareza as dificuldades, expuseram seus exames e taxas de colesterol, gordura etc. para demonstrar o ganho na saúde, e ao final não tiveram uma perda de peso tão considerável – no entanto, ficou claro que a gordura estava sendo eliminada e ao mesmo tempo, estavam ganhando massa magra, o que equilibra os resultados.



Daí vemos nas bancas uma capa de revista com Renata Ceribelli, nitidamente manipulada e mais magra do que deve ser (diz-se que pesa 74kg, não sei a altura). Ora, como diz Mr.Lopes, ela está parecendo a Gisele Bündchen. Em seu twitter, a apresentadora diz que não há photoshop na imagem e repassa um link da revista explicando que a transformação acontece por causa da roupa e da pose.

Longe de mim ser polícia do peso de alguém e, se a capa reflete como Renata se vê, bom pra ela. Mas vem à tona toda aquela discussão sobre a imagem distorcida das mulheres em revistas, propaganda etc. – papo antigo, eu sei, tanto quanto as técnicas de fotografia (ou alguém acha que só com o advento do Photoshop as fotos podem ser alteradas?). Somos adultas há um bom tempo e ninguém aqui se deixa levar pela máquina da moda – ou... será? A gente sabe bem que as meninas de revistas/desfiles/propaganda são novinhas e usam roupas inadequadas para suas idades; que a maioria fuma para perder a fome e sofre de disfunções alimentares como bulimia e anorexia. Mas isso tudo a gente sabe na teoria. Na prática, somos a maioria rigorosas demais com nossa aparência. Eu, por exemplo, não me acho gorda, claro! Mesmo a balança nova tendo mostrado 1 kg a mais do que imaginava... Sei que sou saudável e estou com IMC adequado. Mas então por que essa busca eterna pelos 5 kg a menos? Porque gosto de ficar sem curvas, que coisa mais besta, no final da contas – e não quero ser uma velha fofinha. A maioria de vocês aqui tem foco mais inteligente: chegar ao peso que as torne mais saudáveis. Isso sim é motivo pra sacrifício.

(não que eu vá deixar de correr atrás dos 5 kg)

E pra não me demorar demais, que tal essa imagem de uma modelo, na Vogue, em editorial considerado Plus Size? Acinte.



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

fail

espero que minhas companheiras de jornada não queiram me matar ou me expulsar do grupo pelo que vou dizer, mas a verdade é que eu não tenho feito regime algum. ando tensa, nervosa, cheia de probleminhas chatos de trabalho e quando estou assim não consigo me controlar. o fim de semana foi cheio de calorias: churrasco, risoto e doces, muitos doces.

de progresso, tenho a dizer que levei sim prá terapia o lance de cozinhar e minha dificuldade de até mesmo lidar com o assunto. há várias questões envolvidas e uma delas é o fato de ter muita dificuldade de arriscar fazer coisas prás quais eu não me sinto segura. tenho medo de errar, a verdade é essa. e, quanto mais a responsabilidade aumenta, mais meu medo sobe na mesma proporção. por isso, se eu enfiar na cabeça que vou fazer um almoço ou um jantar, vou tremer nas bases e não vou fazer nada. preciso começar a encarar a aventura pelo lado do prazer, da curiosidade, da descoberta... e, prá isso, tenho que diminuir as propostas que faço a mim mesma: fazer um bolo, um lanche prá mim mesma, ao invés de um jantar prá minha família.

nesse ponto, então, continuo paradíssima. hoje voltei à minha rotina de trabalho e ela, apesar de todo o stress e correria, me ajuda a me controlar: tenho horários mais rígidos prá almoço, meus intervalos de aula e por isso fica mais fácil fazer intervalos curtos entre uma refeição e outra e fazer meus lanches de fruta. é o que tenho conseguido fazer, meninas. e não, ainda não me pesei. podem atirar as pedras, eu mereço.

É sopa!

Olá, pessoal, tudo bem?
Hoje estou me sentindo mais calma porque mamãe apresentou melhora, mas à tarde eu achei que ia enlouquecer e comi uma caixinha inteira de morangos. Poderia ter sido pior (pães de queijo ou biscoitos), mas deu um pesinho na consciência. Acho que agora vai dar pra segurar a barra mais fácil.
Agora à noite, preparei uma sopa que é bem legal, e parecida com a que mamãe fazia na minha infância, mas sem os carboidratos dela (batata, macarrão). As medidas são no olhômetro, colegas, e tudo em pedaços de tamanho a gosto. Recomendo picar a vagem em pedaços pequenos, pra cozinhar mais rápido.

1 pedaço de abóbora de pescoço (ou moranga, ou qualquer uma que você tiver à mão)
1 cebola
1 punhado de vagem
Meio repolho
Aproveitamento das folhas de um alho-poró (as folhas do meio, verdinhas e macias) picado bem fininho
1 pedaço de gengibre
1 potinho de caldo de legumes
1 pitada de colorau

Primeiro quero dizer que o caldo de potinho não é a melhor opção do mundo, mas é o que temos para hoje e é melhor que o de cubos (tem beeem menos sódio). Se tiver mais disposição, pode usar um caldo caseiro, bem bacana.
Refoguei num pingo de azeite a cebola, o gengibre e o alho-poró, acrescentei a vagem picadinha, refoguei mais um pouco. Coloquei o restante dos ingredientes, cobri com água e deixei cozinhar em fogo baixo até os legumes ficarem macios. Você pode bater no liquidificador, mas eu prefiro com pedaços. Pode também colocar cebolinha verde fatiada na hora de servir, fica bem fresco e dá mais sabor ainda. Se ainda sobrar disposição, pode acrescentar nos finalmentes uma ou duas folhas de couve rasgadas em pedaços pequenos; acrescenta mais fibras, vitamina A e aumenta a sensação de saciedade.
Essa sopa é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que pra diabéticas como eu, é o mais perto do paraíso que podemos chegar.
Força na peruca e vamos em frente!

Mais uma entre vocês

Olá, mulheres, muito prazer, podem me chamar de Cris.

Sou mais uma entre vocês e saibam que tenho lido o blog diariamente.

Comigo a coisa funciona da seguinte maneira: sou magra. Sim, é verdade, eu sou magra. A Tina, que me convidou pra participar do Blog, disse que quando eu falasse sobre mim vocês diriam que eu sou doida, isso se não ficassem bravas, né.

Mas (tudo na vida tem um porém) a coisa não é assim tão simples quanto pode parecer. Manter meu peso é um dilema. Tudo porque, há pelo menos seis anos descobri um hipotireoidismo. A tal da tireóide simplesmente controla tudo no corpo, desde as alterações de humor – conseguindo ser pior até do que a minha tpm – até a oleosidade da pele, do cabelo e, principalmente deixando o metabolismo lento (dá um sono...) e dificultando o emagrecimento.

Quando descobri a disfunção na tireóide pesava 61 quilos, em 1,59 de altura. Ou  seja, uma tampinha redondinha. Meu peso ideal é 54 quilos. Emagrecer esse tanto aí não foi tarefa fácil. Sim, eu tomei remédio pra emagrecer, daqueles que ferram mesmo com a parte cardiovascular de qualquer ser humano. Aliados, claro, ao medicamento diário pra tireóide, tomado de manhã, em jejum, meia hora antes do café. Falo sobre este drama em outro post, prometo.

Pós hipotireoidismo começaram a aparecer os nódulos na tireóide. Vi que tem mais uma blogueira assim também e o que tenho a dizer é Calma! Minha tireóide está repleta deles, aliás, meu corpo é repleto de nódulos: mamas, útero e tireóide. O útero também é assunto pra outro post.

No ano passado eu finalmente consegui estabilizar o peso, em tese. Já não tomo remédio pra emagrecer há uns 5 anos, tomei por pouco tempo e, graças, o sistema cardiovascular está normal. Há um ano comecei academia, empurrada pela minha irmã, que precisava emagrecer porque estava uma bolinha. Hoje estou com 55 quilos. Ou seja, pro ideal, falta um quilo. E eis que parece o mais difícil.

Vou pra academia entre quatro e cinco vezes por semana. Corro meia hora, entre o aquecimento e a finalização, faço aula específica pra abdômen e musculação com carga mais pesada já.

Mas (olha ele aí de novo) eu não consigo parar de comer. Não bebo, nada, há tempos. Tomei uma taça de vinho neste inverno. Pra compensar sou alucinada por doces. Pensa só, como alguém que adora doces e cozinhar vai manter peso? Fiz um bolo de cenoura ontem e queria comê-lo todo, inteiro, sozinha.

Sim, sou compulsiva por doces e profundamente ansiosa. Tomo remédio pra ansiedade agora e espero melhorar, porque sofro muito com isso.

Olhei esse lance dos pontos e já vi que vou me bater na contagem. Mas imprimi a tabela e vou olhar com calma depois. Minha sorte (é eu tenho) bebo muito líquido, água e chá o d a todo e gosto de frutas, verduras e legumes.

Vou começar os pontos, prometo, e vamos ver se consigo perder esse quilo. Esse danado que a minha tireóide insiste em deixar ali, nas ancas, coxas e quadris.
 
Até o próximo post.

Segundona organizada (não me reconheço)

O final de semana foi de abuso, confesso, nunca mais faço isso até perder os 5 kg de meta. Aliás, recebi hoje minha balança nova e - choque - ela me mostrou mais de um quilo além do que eu imaginava. Só que não valeu, tsá? Porque 1) eu já tinha tomado quase um litro de chá de anis até a hora de me pesar 2) estou cheia de roupas de frio, pois está chovendo e fazendo frio 3) porque só aceito pesagem pelada, de manhã e depois do xixi matinal.

[/denial]

Agorinha fiz meu almoço e olha, que beleza é ter método nessa vida. Lavei, piquei e guardei em saquinhos alface e escarola; ralei e guardei cenoura. Comprei wrap light - que pelas minhas contas de VP, tem apenas um ponto cada um - e descongelei um potinho pequeno de molho de frango desfiado com legumes que fiz dias atrás para um macarrão com a família. Fiz dois sanduíches maravilhosos com tudo isso e mais passas (pouquinhas), catchup e mostarda. Fiz um suco com partes salvas de um mamão e uns morangos que estavam passando do ponto. Claro que o suco nunca fica igual aos das lojas de sucos mas enfim. Duro - mesmo - foi comer os wraps, porque os fiz no grill elétricos e ficaram feito uns pedaços de pau. Só o molho os amoleceu.

Mais da organização: três gelatinas diet diferentes na geladeira. Ah, e repararam que tomei chá? Foi o modo de começar a ingerir mais água. O de anis é bonzinho, mas no geral os chás brasileiros são uma lavagem com algum aroma e nenhum gosto.Tenho erva cidreira plantada, mas ela tá feia depois de algumas geadas. Vou tentar aproveitar alguns raminhos dela agora, depois do almoço.

Tá certo que eu trabalho em casa, então posso contar vantagem dessas providências que tornam mais fácil fazer a comida sem demora, porque quando bate a fome a gente acaba enfiando qualquer coisa na boca, até a refeição ficar pronta. Mas acho que pegando uma horinha numa noite dá pra deixar a geladeira cheia de coisas boas preparadas pro consumo.


E vocês, gatams, tudo indo bem?